sábado, 8 de novembro de 2014

VASO RÚSTICO COM CERÂMICA QUEBRADA

Olá, criaturinhas!
Quero mostrar hoje uma cria que fiz a algum tempo, mas antes preciso contar uma história, mas você pode pular essa parte.

 A algum tempo atrás ganhei um prato maravilhoso, parecia mais prato decorativo. Até que um dia, claro, aconteceu um pequeno acidente e ele rachou ao meio. Ficou guardado assim por mais ou menos um ano e meio. Não queria jogar fora aquela beleza e unir com super cola parecia forçado demais. Um dia navegando por aí encontrei essa ideia em um site americano e caiu como uma luva para meu problema.
Um vaso com estilo rústico, lindo pra varandas e ambientes abertos.

  Fonte

Vamos aos itens:
• Um vaso de barro médio
• Pistola de cola quente
• Massa corrida • Espatula e/ou pincel 
• Sua cerâmica guardada por 1 ano e meio (né?)

 Considerações:
• Você pode escolher o tamanho de vaso que achar melhor, hoje eu escolheria um tamanho menor porque os pedaços ficaram muito afastados;
• Se você não tem massa corrida em casa e vai comprar, procure o pote menor, ainda vai sobrar bastante para suas próximas crias;
• Pra evitar sujeira, cubra o local com jornal ou pano.

 

Pegue um martelo e termine de quebrar o prato - eu quebrei dentro de um pano pra diminuir o impacto e evitar pedaços muito pequenos - quase chorei nessa hora.
Separe os pedaços que possuem desenhos. As partes brancas eu não usei, mas se preferir pode fazer uma borda em cima ou embaixo só com eles.

     

Use a pistola de cola quente para colocar os pedaços no vaso, de tal forma que todos fiquem em distâncias parecidas.
Espere secar um pouco e comece a colocar a massa corrida ao redor dos pedaços, tampando bem qualquer buraco. Um pouco de cuidado nessa hora porque a cola quente - agora fria - não é muito forte e o pedaço pode sair, mas tudo bem, se cair passe a massa corrida para colar de volta, que fica tudo certo.
Complete todo o vaso com a massa corrida.

Outra consideração: eu deixei um pouco de profundidade - os pedaço ficaram mais a frente do que o fundo - porque eu gostei assim, mas você pode preencher com mais massa para que tudo fique no mesmo nível, fica lindo também.

Tire o excesso de massa que pode ter passado por cima do piso, mas não se apegue, nesse momento é só o grosso. Pode usar um paninho ou os dedinhos da eliana mesmo.
Após uns dois dias - pra garantir que a massa tenha secado suficiente - use a parte suave de uma esponja pouco úmida para limpar os pedaços do velho prato, e tirar todo o resíduo da massa.

 

 E aí está para vocês uma cria bem fácil de fazer. Demanda um pouco de tempo e paciência, mas além de ser um vaso lindo para sua casa pode ser um presente maravilhoso.
Última dica pra quem não gostar da cor branca seria usar corante na massa. Eu não vi nenhum modelo dessa forma e até gosto do branco porque ele destaca a cerâmica, mas é a cria de cada um, transformar a peça a seu modo faz dela única.

Espero que tenha sido útil, se você fez sua cria por conta deste post, por favor mande para dandarareynaldo@gmail.com uma foto pra me deixar super feliz!

 Beijos e até a próxima cria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário